Escolha uma Página

Plantas medicinais e fitoterápicos na perspectiva da produção agroecológica para atenção integral à saúde serão tema de duas oficinas na 5 ª edição da Feira de Soluções para a Saúde, organizada pela Fiocruz e que ocorrerá de 15 a 19 deste mês, no Centro de Convenções de Natal (RN). O evento é parte da 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes).

No dia 17, das 14h às 18h, está programada roda de conversa sobre políticas públicas e experiências sociais envolvendo a produção agroecológica de plantas medicinais. Serão facilitadores a coordenadora do projeto ArticulaFito/Fiocruz, Joseane Costa; Antônio Lacerda Souto, da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); e um representante do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.

ArticulaFito- Cadeias de Valor em Plantas Medicinais é considerado o maior mapeamento do potencial produtivo de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias já realizado no Brasil. Resulta de uma parceria da Fiocruz com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

No dia 19, das 9h às 11h, será realizada a oficina “Elaboração de documento sobre plantas medicinais, fitoterápicos, agroecologia e atenção integral à saúde” a ser entregue às autoridades. A atividade terá a coordenação dos professores Socorro de Souza e  Wagner Martins, da Fiocruz Brasília, além de Joseane Costa (ArticulaFito) e de Silvia
Czermainski (Rede Saúde Rio Grande do Sul/Fiocruz RS).

Organizada numa parceria com a Contag, a 5ª Feira de Soluções para a Saúde tem como tema a agricultura familiar e sua relação com a promoção de territórios saudáveis, sustentáveis e solidários. Se você ou sua instituição tem propostas de solução para o enfrentamento de crises sanitárias do século 21, participe do evento. Saiba mais acessando o site do evento.