Escolha uma Página

Nos dias 3 e 4 de dezembro será realizado em Pernambuco o II Encontro Estadual das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), promovido pela Superintendência de Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). As inscrições são gratuitas, pelo www.telessaude.pe.gov.br/ead .

O evento virtual vai debater diferentes questões e expor experiências no SUS do Estado. A SES conta com uma Coordenação Estadual das Práticas Integrativas, que articula implementação da política da área. Cerca de 93,5% dos municípios pernambucanos oferecem algum tipo de prática. São 1.073 unidades de saúde da Atenção Primária fazendo o atendimento em PICS.

A iniciativa é uma parceria da  SES-PE com o  Ministério da Saúde, Comitê de Equidade e Educação Popular em Saúde, Núcleo Estadual de Telessaúde, Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Secretaria de Saúde do Recife.

A mesa de abertura contará com a participação do coordenador nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Daniel Amado, da vice-presidente da Federação Internacional das Associações de Medicina Antroposófica, Iracema Benevides, e da coordenadora-executiva do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde, pesquisadora da Fiocruz Islândia Carvalho. No ano passado, sem pandemia de Covid-19, a primeira edição do encontro foi presencial (foto/ObservaPICS).