Escolha uma Página

Elenco renovado para gerar mais informações seguras

No seu quarto ano de atividades, o ObservaPICS dá início a uma reformulação interna, com ampliação do quadro de colaboradores permanentes da própria Fiocruz. O objetivo é qualificar cada vez mais o elenco, ampliando os estudos e as articulações entre a produção científica e o campo de prática das PICS e medicinas tradicionais, dando visibilidade maior a informações em saúde que podem assessorar o SUS.

“A expectativa é que possamos atuar em sintonia, agregando todo o conhecimento gerado em diferentes unidades da Fiocruz no Brasil e, ao mesmo tempo, estarmos mais atentos às demandas da sociedade e da saúde pública”, explica Islândia Carvalho, coordenadora executiva do Observatório e pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, onde o ObservaPICS está abrigado.

Duas reuniões de trabalho do grupo ampliado foram realizadas este ano, discutindo a atuação do Observatório e as novas colaborações. Estão se integrando aos trabalhos do ObservaPICS André Luiz Dutra Fenner (Fiocruz Brasília), Andreia Azevedo Pinheiro (Instituto Oswaldo Cruz), Adriana de Holanda (Fiocruz RJ), Ana Tereza Guerrero (Bio-Manguinhos e Fiocruz MS), Cristiano Siqueira Boccolini (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde), Cristine Maria de Lima Andrade (IOC), Éder Vaz Lobo Freitas (Bio-Manguinhos), Inês Nascimento de Carvalho Reis, Marcos Luiz Affonso (Instituto Fernandes Figueira), Mirna Barros Teixeira, Vera Lúcia Luiza e Zélia Pimentel Andrade (Escola Nacional de Saúde Pública).

Martha Villar Pópez, Live Rede MTCI/2022.

Consultores externos

O ObservaPICS conta desde sua criação com um grupo de consultores que compõem o Conselho Editorial do Boletim Evidências, formado por pesquisadores de diferentes instituições e especialistas em gestão pública da saúde. Eles também auxiliam em diferentes projetos. Formam esse quadro Adriana Falangola (Universidade Federal de Pernambuco), Bernardo Coutinho (Universidade Federal do Ceará), Carmem Verônica Abdala (Bireme/Biblioteca Virtual em Saúde), Charles Tesser (Universidade Federal de Santa Catarina), Daniel Amado (Rede MTCI), Danilo Guimarães (Universidade de São Paulo), Joseane Costa (Universidade Federal do Sul do Pará), Madel Therezinha Luz (Universidades Estadual e Federal do Rio de Janeiro), Nelson Filice de Barros (Universidade de Campinas) e Paulo Basta (Ensp/Fiocruz).

“Com o reforço de mais colaboradores da própria Fiocruz, vamos ampliar essa equipe e instituir novos grupos de trabalho para apoiar as diferentes áreas de interesse do Observatório”, explicou Islândia Carvalho.