Escolha uma Página

O Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeiaSUS), da Fundação Oswaldo Cruz, promoveu no Rio de Janeiro, em 23 de setembro de 2019, sua 1ª Oficina de Planejamento (foto/divulgação), com participação do ObservaPICS e de outros parceiros da saúde integrativa.

A secretária-executiva do observatório, Maria Eduarda Guerra, representou o ObservaPICS na oficina, expondo uma avaliação preliminar dos dados disponíveis na plataforma IdeiaSUS sobre experiências exitosas em práticas integrativas e complementares em saúde.

No encontro, discutiu-se a possibilidade de a plataforma tornar-se um espaço de articulação entre atores do SUS. Inicialmente, esse movimento se iniciaria com as experiências em práticas integrativas e complementares em saúde, sendo expandido, na sequência, a outras áreas temáticas do IdeiaSUS.

Além do ObservaPICS, participaram da reunião representantes da Biblioteca Virtual em Saúde em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (BVS/MTCI), do Consórcio Acadêmico Brasileiro em Saúde Integrativa e da Política Nacional de PICS, do Ministério da Saúde.

Cooperação com Conass e Conasems

Coordenada pela Presidência da Fundação Oswaldo Cruz, a plataforma colaborativa IdeiaSUS é uma iniciativa da cooperação técnica entre a Fiocruz e os Conselhos de Secretários de Saúde (CONASS e CONASEMS), no âmbito da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS. Com essa parceria, o Observatório pretende avaliar experiências em PICS cadastradas por serviços de saúde no IdeiaSUS .