Escolha uma Página

O webinar internacional Articulação das PICS nos sistemas de saúde das Américas: regulação e políticas será realizado dia 26 de março, com transmissão pelo Youtube nos canais da Biblioteca Virtual em Saúde em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (BVS MTCI) e do Observatório Nacional das Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS). No evento serão compartilhadas experiências da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, EUA, Haiti, México, Nicarágua e Peru sobre a implementação e oferta das práticas integrativas e complementares de saúde. As inscrições são gratuitas e estão abertas para profissionais de saúde e o público em geral.

A programação será aberta com o lançamento do livro Experiências e reflexões sobre medicinas tradicionais, complementares e integrativas em sistemas de saúde das Américas, produzido em parceria pelo ObservaPICS e a Rede de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas das Américas (Rede MTCI Américas), também organizadores do webinar junto com o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (Cabsin), a Rede de Atores Sociais das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (RedePICS Brasil), o Comitê de Medicina Tradicional, Alternativa e Complementar da Faculdade de Medicina do Peru e a Rede Universitária de Medicina e Saúde Integrativa do Chile (REUNMI). “Queremos comparar os processos de regulação e política de cada país, analisando as oportunidades e obstáculos para a promoção e o desenvolvimento das PICS”, explica a coordenadora-executiva do ObservaPICS, a pesquisadora Islândia Carvalho.

Os palestrantes e debatedores do evento, que terá  tradutores para as línguas espanhola e portuguesa, serão gestores e estudiosos das PICS. As palavras de boas-vindas ficarão a cargo da representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, a médica Socorro Gross.

Acesse aqui a programação do webinar.

 

LIVRO – O livro Experiências e reflexões sobre medicinas tradicionais, complementares e integrativas em sistemas de saúde das Américas é assinado por 30 autores. Entre eles há pesquisadores, profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, farmacêutico e psicólogo), além de sociólogos, com atuação em serviços e na gestão da saúde, instituições de ensino superior e centro de pesquisa. Com 192 páginas, a publicação tem dez capítulos divididos em duas partes.

A primeira, Modelos, sistemas e políticas de saúde, com quatro capítulos, traz as experiências com essas medicinas no Peru, Colômbia e Brasil. Na segunda parte, Experiências de gestão, formação e cuidado, com seis capítulos, são apresentados estudos de caso e experiências com problemas específicos e reflexões acerca das MTCI. Nesse trecho, os autores abordam temas relacionados à gestão, formação e cuidado, farmacovigilância em Cuba, a pediatria integrativa na Argentina e experiências no Nordeste do Brasil.

A introdução do livro, que tem alguns capítulos em português e outros em espanhol, foi escrita pela estudiosa das racionalidades em saúde, a socióloga e professora aposentada das universidades federal e estadual do Rio de Janeiro Madel Luz. No texto, ela aborda os desafios para o avanço dos sistemas médicos complexos e das práticas integrativas e complementares em saúde em um contexto de crise planetária.

Os organizadores da obra são a coordenadora do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) Islândia Carvalho, a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Maria Beatriz Guimarães e o assessor da Biblioteca Virtual em Saúde em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas  (BVS MTCI) Daniel Gallego-Perez. A apresentação do livro teve a contribuição  da  professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)  Adriana Falangola.

Serviço

Webinar internacional Articulação das PICS nos sistemas de saúde das Américas: regulação e políticas será realizado 

Data: 26/03/2021

Horário: 

5h – 11h: Los Angeles

7h – 13h: México, Costa Rica, Nicarágua, Guatemala

8h – 14h: Bogotá, Lima, Quito, WDC

9h – 15h: Bolívia, Haiti

10h – 16h: Argentina, Brasil, Chile

Transmissão:  Youtube

Canal do ObservaPICS https://www.youtube.com/channel/UCOZ88JDDcGzbJHL4bIu7R4w?app=desktop

Canal da BVS MTCI

https://www.youtube.com/c/BVSMTCI/about?app=desktop

Inscrições: https://www.even3.com.br/webinarsistemasalud/