Escolha uma Página

O ObservaPICS quer saber dos gestores estaduais das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) sobre quais temas eles desejam encontrar informações nos canais de divulgação do Observatório. Para isso, preparou um questionário que está sendo enviado por e-mail ao coordenador ou técnico de referência das PICS (foto) em cada um dos 27 estados brasileiros. O objetivo é publicar reportagens, entrevistas, artigos e notas pautados nessas respostas, colaborando com o trabalho do gestor na implantação, monitoramento e avaliação dos saberes e práticas tradicionais, integrativas e complementares em saúde. As respostas serão de uso exclusivo do ObservaPICS e do Ministério da Saúde.

O questionário tem oito perguntas – de múltipla escolha e abertas – e leva apenas alguns minutos para ser respondido. Alguns dos questionamentos abordam sobre quais temas relacionados às práticas e saberes tradicionais os gestores vêm se informando, onde buscam informações e sobre quais práticas têm mais interesse. Na enquete também é indagada a quantidade de municípios que ofertam práticas e/ou têm política institucionalizada em cada estado. Esse dado ajudará a atualizar o número de cidades que ofertam PICS pelo Brasil e a definir quais estratégias serão adotadas pelo ObservaPICS na próxima etapa dessa escuta, que envolverá os gestores municipais.

Para participar da pesquisa basta clicar na palavra “questionário” no texto de apresentação da pesquisa, que segue por e-mail, responder as perguntas e clicar em enviar. Os canais de comunicação disponibilizados pelo ObservaPICS são o site observapics.fiocruz.br, o Boletim Evidências, e as contas no Facebook e no Twitter (@ObservaPICS).