Ícone do site ObservaPICS

Modelagem Farmácias Vivas-Jardins Terapêuticos disponível para leitura

O guia Modelagem Farmácias Vivas-Jardins Terapêuticos para Implantação em Serviços de Atenção Primária à Saúde no SUS, publicado em parceria pelo Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (Observapics/Fiocruz) e pelo Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (Lapacis) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já está disponível para download. O lançamento da publicação, que reúne informações sobre regulamentação do cultivo de plantas medicinais, como implantar essa prática na APS com participação comunitária, seus benefícios e desafios, está ocorrendo na tarde de hoje (24/03), a partir das 15h, com transmissão pelo canal do ObservaPICS no Youtube.

Download

A publicação está em acesso aberto (gratuito), fruto de pesquisa. Veja como acessar a partir do Repositório Arca Dados, da Fiocruz. Entre no link disponível acima e, na página do Arca, clique no lado direto, no ícone para download. Registre seu acesso e conheça a publicação. 

Participam da live os professores Nelson Filice de Barros e Renata Cavalcanti Carnevale, ambos autores da obra, a coordenadora do ObservaPICS e pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, Islândia Carvalho, a coordenadora do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde de Campinas, Alóide Guimarães e o gestor de projetos em PICS Daniel Amado.

O guia está dividido em seis módulos e tem como referência a Farmácia Viva Tipo I, uma das três idealizadas pelo professor Francisco José de Abreu Matos. Essa é a quinta obra lançada pelo Observatório em parceria com instituições nacionais e internacionais, e com acesso aberto. Outras três têm lançamento previsto para este semestre ainda.

Sair da versão mobile