Escolha uma Página

O terceiro episódio do PodPICS, que poderá ser acessado a partir de amanhã (29/07), trata sobre ciência e prática científica, considerando o pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu. Os debatedores serão o professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina Charles Tesser, pesquisador das medicinas alternativas e complementares, educação em saúde e atenção primária em saúde, e a pesquisadora Madel Luz, professora aposentada das universidades federal e estadual do Rio de Janeiro, referência nos estudos sobre racionalidades médicas e em saúde. Madel participa de todos os quatro episódios dessa primeira temporada do programa. O texto que embasa o diálogo entre ela e Tesser já está disponível aqui. A leitura é recomendada para melhor compreensão do tema.

Nesse episódio, uma das questões abordadas é o enquadramento do objeto de pesquisa a teorias e esquemas conceituais já existentes, uma das críticas de Bourdieu ao fazer científico, como destaca Madel Luz. Assim como o mestre francês, ela defende que o cientista deve desenvolver uma prática de pesquisa adequada ao que está estudando, sem ficar preso a roteiros que funcionam como corpete. “As PICS são uma evidência da busca de superação dessa ruptura, até porque elas partem da prática e não dos conceitos”, afirma Madel.

Os debates do PodPICS são mediados pela coordenadora executiva do ObservaPICS, a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Islândia Carvalho. Os quatro programas da primeira temporada do podcast sobre ciência e saúde integrativa baseiam-se em textos inéditos, escritos especialmente por Madel Luz. O projeto é mais uma iniciativa do observatório para promover reflexão teórica e conceitual sobre saúde, ciência e práticas integrativas.

Abaixo os links para acessar os episódios 1 e 2 do PodPICS:

Programa 1 – Ciência e Cultura

Programa 2 – Ciência, arte e tecnologia