Escolha uma Página

A segunda temporada do PodPICS, que abordou o cuidado à vida no contexto de pandemia e pós-pandemia, terá uma live na próxima quarta-feira (16/12), às 10h, no canal do ObservaPICS no Youtube. O tema “Recuperação da Vida e o cuidado nas PICS” será abordado por três convidados:  a pesquisadora das racionalidades médicas e professora aposentada das universidades federal e estadual do Rio de Janeiro, Madel Luz, presente em todas as edições do podcast; o médico de família e técnico de referência em fitoterapia na secretaria de saúde do Distrito Federal, Marcos Trajano, que desenvolve projeto de agrofloresta medicinal e o índio Tukano e antropólogo João Paulo Lima Barreto (em Tukano, Yupuri). Ele é também pesquisador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (Neai). A mediação será da coordenadora do ObservaPICS, a pesquisadora Islândia Carvalho.

O objetivo é debater a recuperação da vida, ampliando a discussão além do tratamento da doença, o cuidado no sentido de olhar para si, para o outro e para a vida que pulsa ao redor. A live pretende estimular os profissionais, estudantes e pesquisadores a pensar sobre o papel das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) e da cultura indígena no cenário atual, como as PICS e a visão dos povos originários são estratégicas para a recuperação da vida no planeta.

O texto escrito por Madel para essa live, “Vida, saúde, práticas integrativas e cuidado em saúde: alguns pontos de definição para a ação do cuidado centrado na percepção de saúde”, está disponível aqui no site do ObservaPICS.

Para ouvir os programas da segunda temporada do PodPICS acesse www.observapics.fiocruz.br/podpics. O primeiro trata sobre “As crises, as pandemias e o cuidado em saúde – uma reflexão sociológica”. Um dos debatedores é o professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco Paulo Henrique Martins. O segundo, “A vida no planeta Terra e as relações entre o humano e a natureza”, conta com a participação do ambientalista e escritor indígena Ailton Krenak. Madel Luz está presente em ambas as discussões.

Assista: