Escolha uma Página

O número mais recente do Boletim Evidências está disponível e traz conteúdo especial sobre as contribuições das práticas integrativas no contexto da pandemia de Covid-19.  Aborda, nessa edição, diferentes iniciativas de cientistas, profissionais e gestores do SUS para agregar conhecimento, construir protocolos e divulgar informações que auxiliem trabalhadores da saúde e a comunidade como suporte complementar diante do isolamento e do sofrimento mental gerado pela calamidade.

Este quarto boletim marca também um ano de presença do observatório na internet, o que coincide com o aniversário de 120 anos da Fiocruz, onde estamos abrigados. Na seção Reflexão, a pesquisadora Nísia Trindade (foto de Peter Ilicciev/Fiocruz), presidente da fundação, escreve sobre a importância do SUS neste momento de pandemia.

O Boletim Evidências publica uma entrevista com o médico Paulo Basta, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp-RJ), da Fiocruz, avaliando o impacto da pandemia em territórios indígenas.

Revela também resultados da Rede Cuidar Enfermagem, uma experiência colaborativa, da qual o observatório participa com diferentes instituições para acolher profissionais de saúde que estão na linha de frente do cuidado às vítimas da Covid-19. Mostra que as enfermeiras, técnicas e auxiliares, pela presença numerosa nos serviços e contato mais frequente com os doentes, enfrentam uma repercussão ampliada em suas vidas. Confira os demais temas e compartilhe.

Download

PodPICS #1 – Ciência e Cultura