Ícone do site ObservaPICS

IdeiaSUS lança livro e guia sobre curadoria em saúde incluindo práticas integrativas

O Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeiaSUS/Fiocruz) lançou no final de maio livro, guia e vídeo sobre curadoria em saúde, compartilhando a troca de experiências no SUS no momento desafiador da pandemia de Covid-19, com reflexões e discussões ocorridas nesse processo de cooperação, em 2020. Uma das vivências retratadas inclui Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

O projeto Curadoria em Saúde tem por objetivo apoiar, qualificar e multiplicar práticas e soluções em saúde. O livro em formato digital reúne as reflexões teóricas e práticas em torno da curadoria e de experiências em saúde em quatro municípios brasileiros: oficinas de poesia do Caps em Santa Luzia (PB); visita compartilhada entre Caps e Atenção Básica em saúde mental em Mafra (SC), PICS em São Salvador de Tocantins (TO) com auriculoterapia, atividades físicas e reeducação alimentar no combate a obesidade;  e estratégias de integração e qualificação do cuidado em saúde focado na estratégia Saúde da Família de Quissamã (RJ). O posfácio do ebook foi assinado pela coordenadora do ObservaPICS, pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Islândia Carvalho. O guia traz orientações para facilitar recursos colaborativos de apoio e aperfeiçoamento das práticas de saúde.

O projeto de curadoria teve como parceiros e colaboradores o ObservaPICS/Fiocruz, Conselho Nacional de Secretários de  Saúde (Conass), Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Cosems Rio de Janeiro,  Cosems Paraíba, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Consórcio Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSin), Distribuidora VideoSaúde e o Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Fiocruz Brasília.

Acesse os materiais a partir do site do IdeiaSUS:

Livro Curadoria em saúde, o desafio de apoiar, qualificar e multiplicar práticas e soluções em saúde

Guia da curadoria em saúde

Assista à live de lançamento dos produtos.

Sair da versão mobile