Escolha uma Página

O IV Fórum Baiano de Atenção Primária à Saúde, que se realizará dias 27 e 28 de janeiro de 2022 pela internet para debater as diversas faces da APS dedicou o seu sexto eixo temático às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Até esta quinta-feira (4 de novembro) a organização do evento estará recebendo submissões de trabalhos acadêmicos-científicos e artísticos-culturais. A Liga de Atenção Primária à Saúde (LAPS), vinculada à Faculdade de Medicina (FMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), promove o fórum.

Para conhecer as regras e submeter propostas, acesse http://www.forumaps.fmb.ufba.br/. Conforme o edital do evento, “os eixos temáticos foram escolhidos tendo em vista a necessidade de uma abordagem integral, inter, trans e multidisciplinar e interprofissional, que possa contribuir significativamente para o engajamento em torno da construção da APS, o desenvolvimento da integralidade no cuidado em saúde, o fortalecimento da autonomia dos indivíduos, a construção da consciência sanitária e o manejo dos determinantes e condicionantes de saúde”.

Interessam ao IV Fórum Baiano de APS estudos sobre as interfaces das PICS com a Atenção Primária à Saúde e discussões em torno da “descolonização de saberes e práticas de saúde, abordando, por exemplo, práticas tradicionais subalternizadas no sistema oficial de saúde”.

PÚBLICO E SUBTEMAS

Estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, trabalhadores da área da saúde e quaisquer outras pessoas que se interessam e produzem pesquisas e relatos na área da Atenção Primária à Saúde podem submeter trabalhos. “Serão aceitas produções autorais inéditas, ou seja, que não tenham sido publicadas anteriormente. Os trabalhos devem ser produzidos na forma de resumo, podendo apresentar projetos de pesquisa, resultados de pesquisas, ensaios e relatos de experiência”, diz o regulamento.

Além das PICS, são eixos temáticos “Conformação de serviços de Atenção Primária à Saúde no Brasil”; “Multidimensionalidade da saúde”; “Direitos Humanos e desigualdades em saúde”; “Contemporaneidade, globalização, meio ambiente e saúde”; “Política, ciências e saúde”; “Saberes biomédicos na Atenção Primária à Saúde” e “Universidades, educação e saúde”.

A Liga de Atenção Primária à Saúde (LAPS) da Faculdade de Medicina da UFBA é interdisciplinar, agregando alunos de medicina, psicologia, bacharelado interdisciplinar em saúde e odontologia, além de professores e tutores.