Escolha uma Página

O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), ligado à  Organização Mundial de Saúde (OMS) e conhecido como Biblioteca Regional de Medicina, lança às 14h desta terça-feira (06/10), em evento virtual, a Vitrine do Conhecimento da Biblioteca Virtual em Saúde relacionada às Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (BVS MTCI). O projeto, em parceria com a Rede MTCI Américas, formada por pesquisadores do tema, destaca as publicações relevantes do acervo da BVS sobre práticas integrativas e complementares em saúde no contexto da Covid-19.

Com transmissão pelo Canal da BVS/MTCI no Youtube, o evento será aberto pelo Diretor da Bireme, Diego Gonzalez. Em seguida, a gerente de Serviços e Fontes de Informação na Bireme, Verônica Abdala, vai expor a metodologia e conceitos adotados na construção da Vitrine do Conhecimento, e a editora-geral da BVS/MTCI Américas, Natália Sofia Aldana, apresentará a plataforma.

“A Vitrine que está sendo lançada aborda a Covid-19 e os aportes das práticas integrativas e medicinas tradicionais para temas que afetam as pessoas no contexto da pandemia. É uma resposta à infodemia (pandemia de notícias falsas) que vivemos. Facilitará o acesso à informação selecionada, sendo uma fonte importante para os profissionais da saúde, pesquisadores e interessados no tema”, explica Verônica Abdala.

 

Durante o lançamento haverá apresentação sobre os assuntos em destaque na vitrine, por representantes de cada grupo temático: gestão do estresse, fortalecimento da saúde mental, saúde espiritual, saúde ocupacional, autocuidado dos profissionais de saúde, medicina tradicional dos e para os grupos étnicos, e mapa de evidências em MTCI no contexto da pandemia de Covid-19.

Também participarão como convidados a coordenadora executiva do ObservaPICS, pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Islândia Carvalho, o coordenador nacional de PICS do Ministério da Saúde, Daniel Amado, o representante da Opas e da OMS no Brasil, Rafael Dall Alba, e o presidente do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa, Ricardo Ghelman.

Para acompanhar, acesse o Canal da BVS/MTCI no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=8Wb9b1R7Loc.

Acesse a Vitrine BVS MTCI no site da BVS

Saiba mais sobre a nova Vitrine do Conhecimento da BVS

Verônica Abdala (foto/ObservaPICS), da BVS, explica a função das Vitrines do Conhecimento na BVS e como foi organizada a especializada em MTCI no contexto da pandemia.

OBSERVAPICS – O que é a Vitrine do Conhecimento e como ela pode ajudar na divulgação da informação técnica e científica sobre as medicinas tradicionais e as PICS?

VERÔNICA ABDALA – A Vitrine do Conhecimento é uma fonte de informação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) que aplica metodologia desenvolvida pela Bireme, com o objetivo principal de destacar conteúdos relevantes a uma temática.  Em geral os conteúdos são selecionados da coleção da BVS e apresentados de maneira organizada e agrupados por grandes tópicos. Esta Vitrine do Conhecimento da BVS em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (BVS MTCI) que está sendo lançada aborda o tema Contribuições das práticas integrativas e medicinas tradicionais em tempos de Covid-19, cumprindo o papel de disseminar a informação técnica e científica, além de facilitar o acesso a um conteúdo selecionado da BVS MTCI.

OBSERVAPICS – Qual acervo compõe hoje a Vitrine e qual a diferença em relação ao banco já disponível pela Bireme/BVS/MTCI?

VERÔNICA ABDALA – A Vitrine dá destaque e traz para frente a informação selecionada das bases de dados da própria BVS MTCI. Esta informação selecionada está composta de estudos de evidência científica sobre cada uma das categorias da Vitrine, que são: manejo do estresse, fortalecimento da saúde mental, saúde espiritual, saúde ocupacional, autocuidado dos profissionais da saúde, medicina tradicional dos e para os grupos étnicos. Um diferencial foi a elaboração de documento de referência sobre cada um dos temas da Vitrine. Um grupo de trabalho se debruçou sobre as evidências selecionadas e produziu os documentos de referência que estão disponíveis na Vitrine e atualizaram algumas das seções da BVS MTCI.

OBSERVAPICS – Quem pode contribuir para a Vitrine e ter acesso a ela?

VERÔNICA ABDALA  – A Vitrine foi construída graças ao trabalho incansável de um grupo com mais de 20 colaboradores. Está disponível na BVS MTCI em http://mtci.bvsalud.org, de acesso público. Mas sugestões e comentários são sempre bem-vindos e nos ajudam a melhorar e a manter essa fonte de informação viva e atualizada.