O conceito de racionalidades médicas é o que melhor explica outras práticas não biomédicas, como a homeopatia e a ayurveda, por mostrar o que é comum e diferente entre os sistemas médicos e as práticas terapêuticas, na opinião do professor Nelson Filice, coordenador do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde da Universidade de Campinas (Unicamp). Defensor da ideia que o conceito seria adotado pela Organização Mundial de Saúde caso tivesse surgido na Inglaterra, Canadá ou Estados Unidos, ele é um dos participantes do episódio quatro do PodPICS, podcast sobre ciência e saúde integrativa, junto com a professora Madel Luz, que lecionou nas universidades federal de estadual do Rio de Janeiro (UFRJ/UERJ). O episódio sobre racionalidades médicas será disponibilizado para o público em duas partes. A primeira nesta quarta-feira (05/08) e a segunda dia 12 de agosto, no site do ObservaPICS e no SoundCloud.

Na primeira parte, o ouvinte também irá acompanhar Madel contar como surgiu esse conceito. Na segunda, ela afirma existir um grande caminho a ser percorrido nos estudos das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), sendo necessário responder questões como, quem exerce e para quem se exerce as PICS hoje. A professora aposentada cita, ainda, ocorrer uma confusão no entendimento sobre o que são as racionalidades médicas, que foi compreendido como adjetivo e não como conceito.

Todos os episódios dessa primeira temporada do programa baseiam-se em produções inéditas, escritas especialmente por Madel Luz. O texto do episódio quatro está disponível e pode ser acessado aqui. Os debates do PodPICS, uma iniciativa do ObservaPICS para promover reflexão teórica e conceitual sobre saúde, ciência e práticas integrativas, são mediados pela coordenadora executiva do observatório, a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Islândia Carvalho.

Acesse os três episódios anteriores do programa:

PodPICS #1 – Ciência e Cultura

PodPICS #2 – Ciência, Arte e Tecnologia

PodPICS #3 – Ciência e Prática Científica

PodPICS #4 – Racionalidades Médicas (parte 1)