Começa nesta quarta (17 de março) o curso de extensão Saberes ancestrais e práticas de cura, promovido pelo Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpics) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-PB). De acordo com o docente da Univasf Alexandre Barreto, coordenador do Cerpics, o evento deve proporcionar o compartilhamento de compreensões sobre cura e interculturalidade, auxiliando as reflexões no campo da saúde a partir dos saberes de povos tradicionais e ancestrais. Os professores convidados são lideranças indígenas e de povos de terreiro. O curso começa com o filósofo, escritor e militante indígena Aílton Krenak, autor de Ideias para adiar o fim do mundo.

Com mais de 20 mil inscritos até o momento, o curso vem atraindo público de todo o Brasil e do exterior.  Interessados ainda podem se inscrever até esta quarta-feira (17 de março), quando iniciam-se as aulas, para acompanhar a programação quinzenal pelo Youtube, no canal do Núcleo de Psicologia Comunitária e da Saúde (NUCS) da UFCG.

DESCOLONIZAÇÃO

A primeira etapa vai até o dia 9 de junho de 2021,  sempre às quartas-feiras, das 16h às 18h. Num segundo momento, de julho a outubro do mesmo ano, o programa será retomado. Quem participar terá direito a certificado de 60 horas de atividades, divididas entre aulas síncronas e assíncronas.

De acordo com Alexandre Barreto (Foto ObservaPICS), a escolha dos temas e dos convidados corresponde “à necessidade de descolonização da troca de conhecimento no espaço acadêmico, buscando a  aproximação de saberes e práticas da medicina das florestas e dos terreiros”.

Para saber mais sobre o curso e as atividades do Cerpics, acesse o site da Univasf.

Inscreva-se, acessando o formulário on-line.

Acompanhe as aulas no Canal do NUCS UFCG no Youtube

http://157.86.210.20/saber-tradicional-indigena-na-visao-da-psicologia-cultural/

http://157.86.210.20/livro-sobre-plantas-medicinais-de-povo-guarani-kaiowa-disponivel-na-abrasco-livros/

http://157.86.210.20/re-existir-na-diferenca-aborda-medicinas-tradicionais-indigenas/

http://157.86.210.20/project/podpics-7-a-vida-no-planeta-terra-e-as-relacoes-entre-o-humano-e-a-natureza/