Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde 

Espaço virtual do Observatório, um canal para partilhar experiências e conhecimento sobre uma forma mais ampla de cuidado no SUS

Leia o Boletim Evidências

Todas as edições estão disponíveis neste site e podem ser baixadas. A terceira edição do Boletim Evidências mostra que as condições crônicas são o tema mais estudado por grupos de pesquisa certificados pelo CNPq. Leia também sobre experiências municipais e estadual exitosas com as práticas e o balanço de um ano do ObservaPICS.

Compartilhe sua experiência, cursos e eventos

Exponha sua vivência no SUS com homeopatia, acupuntura, automassagem e outras práticas. Queremos saber também como lida com saberes de comunidades tradicionais na sua rotina do serviço de saúde. Está organizando cursos e seminários sobre PICS e saberes tradicionais? Informe ao observatório. Escreva para divulga.observapics@gmail.com 

Conheça nossa série nova de Podcast

O que pensa o gestor?

Nas redes sociais

O observatório divulga suas atividades, pesquisas e experiências sobre PICS e saberes tradicionais também em outros espaços da web. Compartilhe nossos conteúdos em rede.

Facebook

Partilhe com seus amigos e grupos nosso conteúdo. Comente e acrescente informações.

Twitter

Atualize-se com notícias sobre PICS e receba os destaques do nosso boletim.

As práticas integrativas e complementares em saúde se apoiam numa concepção vitalista. O vitalismo em saúde tem raízes que remontam à antiguidade ocidental clássica, bem como antigas tradições médicas não ocidentais, e está sendo retomado com grande expansão no momento pós-moderno, reunindo práticas tradicionais de origem popular, etnológica ou experimental, no estilo científico atual.

- Madel Luz & Marilene Nascimento

Práticas reconhecidas pelo SUS

Municípios ofertam PICS

Mil publicações sobre plantas medicinais na BVS/MTCI

Grupos no CNPq

Parcerias

ObservaPICS

Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz

Secretaria Executiva: Instituto Aggeu Magalhães

Endereço: Câmpus da UFPE, Av. Prof. Moraes Rego, S/N
Cidade Universitária, Recife – PE,
CEP: 50670-420

Política de Privacidade

É nossa política só publicar trabalhos autorizados pelos autores.  Os usuários, parceiros e colaboradores assumem ter conhecimento de que não é possível o ObservaPICS verificar se todos os materiais estão ou não infringindo os termos da Lei n. 9.610/98 (de Direitos Autorais), especialmente os conteúdos fornecidos a título de colaboração, isentando o Observatório de quaisquer responsabilidades nesse sentido.

Todo o conteúdo deste portal pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido, desde que seja citada a fonte.