Nesta sexta-feira (11 de dezembro), às 14h,  acontecerá o lançamento virtual do livro IdeiaSUS: saberes e práticas nos territórios do Sistema Único de Saúde, produzido pelo Programa IdeiaSUS/Fiocruz. A transmissão será pelo Canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no Youtube.

Segundo o IdeiaSUS, a publicação reúne reflexões acerca de desafios em tempos de pandemia, trajetórias do projeto e o desenvolvimento da Curadoria em Saúde, um acompanhamento de práticas relatadas por profissionais e gestores da saúde no país.

Também são apresentadas no livro “seis práticas de saúde, provenientes dos municípios de Angra dos Reis, Niterói e Quissamã (Rio de Janeiro), de Sacramento (Minas Gerais), da região de Lajeado (Rio Grande do Sul) e do município de Tefé (Amazonas)”. São experiências retratando movimentos, histórias e o compromisso de trabalhadores e gestores com o fortalecimento do SUS, completam os organizadores.

O Programa IdeiaSUS contempla plataforma colaborativa de práticas e soluções de saúde, resultado de  cooperação técnica entre a Fiocruz e os Conselhos Nacionais de Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde (Conass e  o Conasems). O ObservaPICS é parceiro do banco de experiências e passou a divulgar, na sua base de dados (seção Ciência Aberta do site do Observatório), experiências registradas no IdeiaSUS relatando uso de práticas integrativas e complementares em saúde.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO DO LIVRO

Data: 11/12/2020

Horário: 14h às 15h30

Link para o evento:https://www.youtube.com/Qm1HasEpUHE

Transmissão pelo Canal VideoSaude Distribuidora Fiocruz : https://www.youtube.com/user/VIDEOSAUDEFIO

Mediadora: Lucia Souto, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes)

14h – Abertura e apresentação do livro IdeiaSUS: saberes e práticas nos territórios do Sistema Único de Saúde

– Valcler Rangel Fernandes – Chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz e coordenador do Programa IdeiaSUS

14h10 – Saudações

– Carlos Eduardo de Oliveira Lula, presidente do Conass

– Wilames Freire Bezerra, presidente do Conasems

– Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS)

– Maria da Conceição Souza Rocha, presidente do Cosems-RJ

– Gulnar Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)

– Oscar Jara Holliday (em vídeo), diretor do Centro de Estudios y Publicaciones (CEP) Alforja na Costa Rica e presidente do Conselho de Educação da América Latina e do Caribe (CEAAL)

 Apresentação dos capítulos sobre as práticas no SUS

14h35 – Apresentação do vídeo sobre a prática de saúde de Quissamã/RJ: Diálogos entre serviços: estratégias de integração e qualificação do cuidado em saúde – relato de experiência em Quissamã (RJ)

14h45 – Relato da prática do município de Sacramento/MG:  Academia Viva.

15h55 – Apresentação do vídeo sobre a prática de saúde da Região de Lajeado/RS: Saúde Mental e Atenção Básica: Oficinas Terapêuticas como um dispositivo potente de cuidado em Saúde Mental na Região de Saúde

15h05 – Relato da prática do município de Angra dos Reis/RJ: A construção da informação como ferramenta de articulação e integração da Rede de Atenção à Saúde.

15h15 – Apresentação do vídeo sobre a prática de saúde de Niterói/RJ: Ambulatório de Atenção à Saúde da População Travesti e Transexual João W. Nery: cuidado e respeito à diversidade.

 15h25 – Relato da prática do município de Tefé/AM: O banzeiro que transforma: a Educação Permanente em Saúde como estratégia de valorização profissional na saúde de Tefé (AM).

15h30 – Exibição do Vídeo Fiocruz 120 anos em Defesa da Vida e Encerramento.

http://157.86.210.20/conheca-as-experiencias-com-pics-registradas-na-plataforma-ideiasus/