O Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde Saúde (ObservaPICS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prepara-se para 2020, avançando com novos estudos e cooperações para dar visibilidade a informações, produzir e compartilhar conhecimento em defesa de uma saúde pública integral e segura. No primeiro ano de atividades recebeu reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), de segmentos do SUS no Brasil e firmou seis parcerias para atuação conjunta com pesquisadores, diferentes atores das PICS e plataformas de registro de experiências na saúde pública e repositório de publicações técnicas e científicas. Para o coordenador de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Ministério da Saúde, Daniel Amado, o papel do ObservaPICS é importante nesse momento de ampliação das práticas na rede pública.

https://www.facebook.com/RedePICSBrasil/videos/1571240526357291/

Duas ações colaborativas estão sendo pactuadas com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, onde a oferta de PICS vem sendo ampliada, e com a Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás (GO), que iniciou a implantação das práticas na atenção primária. O ObservaPICS vai ajudar no planejamento de capacitação dos profissionais de saúde das duas redes, articulando apoio de outras instituições de ensino e do SUS para formação, troca de experiências e estudo dos impactos na saúde da população.

Nova etapa do mapeamento dos grupos de pesquisa no diretório do CNPq foi concluída para fortalecer o banco de dados aberto à sociedade, em cumprimento à política institucional da Fiocruz. Dados suplementares apontarão com maior precisão quais grupos trabalham com PICS no SUS com diferentes perspectivas.

Em um ano de atividades, o observatório realizou oficinas (foto), participou de congressos e de eventos técnicos, além de ter ampliado a produção de conteúdo para diferentes mídias. Para 2020 estão sendo construídas parcerias nacionais e internacionais na perspectiva de produzir estudos que identifiquem a segurança, a qualidade e a efetividade da oferta de PICS no SUS.

Leia mais

http://157.86.210.20/observapics-recebe-homenagem-em-brasilia/